Sunday, February 5, 2012

+GGJ 2012: Review


o que achei da Jam, qual a experiência de participar de um evento desses...

depois de vários posts falando sobre os jogos que foram criados durante a global game jam falar um pouco nesse post sobre a experiência de participar do evento e de organizar um dos sites de Recife, na Manifesto.


Nunca tinha participado de uma Jam. Em 2009 fiz uma pequena palestra num dos sites que tava rolando em Recife e só. Esse ano resolvi ver qual é e me inscrevi no site da IGDA - Recife no CESAR.

As vagas, que eram quarenta se não me engano, foram acabando rapidamente e o pessoal na Manifesto tava super afim de participar e não teria local. Assim, resolvi inscrever a Manifesto como mais um dos sites em Recife, que além do CESAR já tinha o Centro de Informática da UFPE que abrigaria o pessoal do projeto NAVE da escola Cícero Dias.

Muitos da Manifesto participaram e também o pessoal da C2Flag.

Organizar uma GGJ para 12 pessoas não é nada complicado. Basicamente seguir as instruções do pessoal da IDGA, comprei o almoço do pessoal no sábado e um lanche. E dei as instruções de cadastro e envio do jogo que são bem simples. Acredito que o pessoal com sites de 50+ seja realmente um problema, no meu caso não foi. Ainda deu tempo de participar, fazendo um dos jogos...

Como jammer, foi uma experiência legal.

Nunca tinha programado, pra valer, um jogo em Flash e fui o único programador do jogo. Aprendi muito.

além disso acho que o jogo ficou bem legal, ficou um pouco difícil no começo mas quando o cara pega a  manhã fica interessante. lembra um pouco o antigo jogo da cobrinha que tinhas nos celulares Nokia.

a criação da idéia foi super simples. Guilherme, artista da manifesto, já tinha todo o jogo em mente e a gente simplesmente seguiu. parecia ser um gameplay legal, e era factível em 48 horas.

Os daqui da Manifesto em geral também ficaram legais, principalmente a arte. Muito boas. Os jogos em si, não achei que ficaram em um estágio legal para avaliar se ficarão bons ou não.

Não joguei os do CESAR ainda, joguei todos do Cin menos o Crominis que não consegui instalar.

O Mad gravity e o Rapisco ficaram muito bons! Realmente me surpreendeu. Inclusive, o Rapisco tem uma mecânica muito parecida com o Planet Crusher Monkey que o pessoal fez aqui na Manifesto.

O tintotauro achei o mais fraquinho. Não acho que a mecânica é escalável também. Vai ser no máximo isso que tá aí mais uma coisa ou outra como power-ups e tal.

Como minha primeira Jam participando de vera e organizado. Achei boa :D Agora é esperar a próxima. A coisa foi tão legal que provavelmente faremos outras locais enquanto a GGJ 2013 não chega.