Saturday, July 28, 2012

E a Zynga?

A seguinte matéria apareceu no gamasutra esses dias, falando sobre os possíveis problemas da Zynga e uma investigação pra saber se os mesmos não estariam enganando ninguém...


Zynga CEO cashed out for $200M before stock implosion 


Pra quem tá com preguiça de ir lá ler, basicamente o que aconteceu foi que muitos dos investidores da Zynga "se livraram" de parte das ações antes da abertura da empresa na bolsa e com isso ganharam muito mais grana do que ganhariam hoje, com as ações em baixa. E um deles, aliás o que ganhou mais grana, foi o fundador e CEO Marcus Pinkus.

O que não é de surpreender, todo o hype criado pela zynga vem de muito, muito tempo atrás e principalmente de gente sem o conhecimento do domínio. Digo sem conhecimento por que a galera que saca mesmo de jogo, como a Popcap, "não quis" a Zynga.

A frase crucial na matéria inteira é do CEO da EA em carta aos empregados da Popcap, após a aquisição, explicando o por que dos líderes da Popcap terem escolhido a EA e não a Zynga: "...the respect that EA shows for games and the teams that create them". Em bom português, a EA respeita os jogos e as equipes que os fazem.

Conhecimento do domínio, nesse caso, de Casual Games, é fundamental. Teco Sodré, empreendedor e investidor, em post no grupo Startup-PE do facebook postou o seguinte:
Max que fundou o StartupGenome, publicou isto aqui na área de BLOGS da Harvard Business Review. a conclusão dele é : "We started with the dynamic duo of the businessman and the engineer. Recently we added the designer. Now if want to continue to create products that scale into billion dollar companies, create thousands of jobs and transform society, we need to add domain experts to the founding DNA of Technology Companies." Concorda? Sua empresa já tem o seu domain expert?

Fica a pergunta, quem é o domain expert em Casual Games da Zynga?  

E aí, pouco mais de um ano depois, a Zynga tá indo pro buraco e levando o Facebook junto. Até por que a Zynga responde por basicamente 10% da receita de Facebook. Ou seja, Zynga caiu 40% enquanto o Facebook caiu mais 6%. Até quando isso vai?

E a EA e o Popcap, como estão? Nem tão bem... mas já é assunto pra outro post.