Wednesday, June 12, 2013

Boney the Runner - Post Boteco Gamer

No facebook tem um grupo muito interessante de desenvolvedores de jogos chamado Boteco Gamer. Recentemente fiz um post com algumas coisas sobre o Boney the Runner da Big Hut e achei que seria interessante postar o texto aqui. Espero que apreciem :D





Pessoal,

em novembro do ano passado lançamos o Boney the Runner para Android junto com a Mobage (agora DeNA também)...


Pouco mais de 6 meses depois ainda estamos na luta e resolvi compartilhar algumas coisas com vocês aqui. Vejo muita gente colocando link de jogos recém-lançados mas pouca coisa depois de 6 meses.

Primeiro, os prós e contras de ter fechado com a DeNA. A DeNA foi um parceiro espetacular em quase todos os aspectos. Ajudou a atingir a marca dos 200k downloads e quase 20k DAU. Sempre foram muito solícitos e dispostos a escutar e conversar todos os aspectos do jogo (bem diferente de outros publishers com que trabalhamos esse comportamento da DeNA parece a excessão e não a regra, infelizmente).

A parte ruim é que o Boney foi feito em Unity e o plugin da DeNA/Mobage para Unity tinha acabado de sair e simplesmente não funcionava pra iOS (o que fez com que o Boney só fosse lançado pra iOS recentemente, em abril). Outra parte importante é que não temos acesso as chamadas de facebook o que impede diversas opções de viralização e socialização do jogo que vemos em outros runeers top como Subway Surfers e mais recentemente em Run with Friends. Além disso, a DeNA força todos os usuários a ficarem conectados o tempo todo e a fazer login na sua rede ou no facebook, só recentemente conseguimos login anonimo. Essa barreira espanta quase 40% dos nossos usuários logo de cara o que tem um impacto muito grande em nossa retenção que tá em torno dos 10% pra 30 dias.

Uma boa parte dos downloads do jogo veio após o mesmo aparecer nesse seção: https://play.google.com/store/apps/collection/promotion_3000062_endless_runners?hl=en

Não sei qual a experiência de vocês com ser feature mas foi muito legal tá do lado de Rayman, Subway Surfers, Temple Run, etc… Em um belo dia o jogo simplesmente teve uma porrada de downloads e foi quando descobrimos que estavamos nessa seção ai.

Outra coisa que acho que foi muito importante foi um vídeo de alta qualidade. Recentemente vi esse link:
http://www.bizreport.com/2013/05/word-of-mouth-key-to-mobile-game-discovery.html
e acho que o nosso vídeo fez muito bem ao Boney. Da pra ver aqui: http://www.youtube.com/watch?v=NGh3AXIfEzg

O Boney é um runner clássico que você corre o máximo que pode ir vai juntando moedinhas (ou comprando pacotes das mesmas :D) pra melhorar sua performance. Baseado nos posts do blog da Flurry na época (http://blog.flurry.com/bid/70096/Freemium-Mobile-Gamers-Spend-Most-Money-on-Items-They-Don-t-Keep) que a grande maioria dos purchases vinha de consumable resolvemos criar uma mecânica simples de craft que a cada jogada o jogador poderia misturar porções para ter um poder que durava apenas aquela jogada.

Tem um screenshot da tela de poções aqui: http://images.mob.org/androidgame_img/boney_the_runner/real/3_boney_the_runner.jpg
e outra do gameplay principal aqui: http://images.mob.org/androidgame_img/boney_the_runner/real/12_boney_the_runner.jpg

Idéia bem interessante que diferenciou o Boney de outros runners que são muito baseados na venda de durables. No entanto, pecamos bastante na progressão dessas poções. Quando o jogador vai passando dos levels e ficando melhor as poções ficam muito baratas. Apesar de serem mais de 90% das compras do jogador a grande maioria consegue comprar com moedas adquiridas dentro do próprio jogo e é nisso que estamos trabalhando agora, uma maneira das poções evoluírem com o jogador (ficando mais efetivas e consequentemente mais caras com o tempo).

Bem, quis compartilhar um pouco da experiência que tivemos até agora (espero que tenha sido interessante). Vou tentar postar mais com o andamento.