Monday, June 10, 2013

Coloque no ar!

Dead Space - Fan Make jogo criado por um conjunto de alunos do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco.

Por que falar desse jogo?


Em um belo dia quatro alunos do curso vieram na Manifesto pra pedir dicas e sugestões para construção de um jogo que iriam começar a fazer. Conversa vai, conversa vem, descobrimos que o grupo, ou mais especificamente dois deles, já tinham feito um jogo durante a faculdade (o que você vê no link aí em cima) e iam deixa-lo pra lá. Resultado? Depois de mais 20 minutos de conversa o jogo estava no ar no Kongregate. Por que?

Na dia a dia costumo usar muito duas frases que resumem bem esses 20 minutos depois que descobrimos que os caras já tinham esse jogo.

Um jogo feito é melhor que o jogo perfeito

A procura pelo jogo perfeito é muito comum. Com isso em mente as pessoas, principalmente iniciantes, se mergulham em um processo infindável de game design com pouca ou nenhuma mão na massa. Não vê algo palpável, no médio prazo, termina por minar toda a energia inicial do projeto. Assim, o jogo, vai parar naquela pilha de coisas que começamos e vamos terminar um dia desses.

If you're not ashamed of version 1.0, you didn't ship early enough

Esse saiu de algum twitter, não faço idéia qual. E é o principal motivador do jogo perfeito. Por ter vergonha do que as pessoas venham a pensar a equipe adia cada vez mais o lançamento do jogo e, consequentemente, o contato do público com o mesmo.

Em tempos de Lean Startup e GaaS, bote seu jogo na rua! Escuto o que os outros têm a dizer e ajuste-o de acordo. Não perca tempo com especulações baseadas em achismos. Com o jogo no ar não tem acho que tá ruim ou acho que tá bom, os usuários são simplesmente sinceros o suficiente :D